O estado americano do Maine pode, em breve, aprovar a legalização de funerais ao estilo viking, nos quais o corpo do morto é queimado ao ar livre como parte de uma cerimônia. O ritual, que foi bastante popular na História Antiga, já foi visto em séries como “Game of Thrones” e “Vikings”.
Pela história, o cadáver é posto em um barco, que é então empurrado para o mar e incendiado por uma flecha acesa. Há também outra modalidade, quando o corpo é posto no alto de uma pira funerária em terra firme.
Um projeto de lei foi apresentado à Comissão de Saúde e Serviços Humanos do Maine. Segundo ele, os funerais vikings deverão ocorrer exclusivamente em uma fazenda de 20 acres.
“Este projeto de lei permite que uma empresa sem fins lucrativos conduza cremações ao ar livre em propriedade de pelo menos 20 acres, de propriedade da empresa, restrita a uma cremação por vez. O projeto de lei permite que as cinzas sejam espalhadas na propriedade ou, de outra forma, dispostas de acordo com a lei”, diz um trecho do documento.
E no Brasil, será que teríamos interessados nesta forma de despedida?