Este não é mais um artigo sobre tecnologia. É sobre sua vida, sobre a segurança da sua família e dos seus negócios.
Ao tentar resumir o que é a tecnologia blockchain, posso afirmar sem medo de errar que estamos presenciando uma nova revolução. A exemplo do que aconteceu com o surgimento da internet, estamos – neste exato instante – acompanhando uma nova revolução tecnológica que vai transformar o mundo como conhecemos.
Em algum momento, você deve ter ouvido falar sobre esse assunto. Talvez não tenha prestado atenção, imaginando que isso não faça parte da sua rotina. Mas saiba que a blockchain já é usada para rastrear alimentos, formalizar e validar documentos como contratos e escrituras, armazenar dados médicos e até para proteger fórmulas de todo tipo – de remédios a cervejas.
O início de tudo foram as moedas digitais. A primeira vez que a expressão “blockchain” foi usada, em 2008, tratava-se apenas de um sistema criado para permitir o funcionamento e a transação de criptomoedas. Mas o conceito se expandiu e, agora, graças a blockchain, é possível rastrear o envio e recebimento de todo tipo de informação pela internet.
Não se trata de um produto – você não vai comprar uma blockchain. Também não é um fornecedor que alguém pode contratar. Blockchain é um conceito – uma “corrente de blocos de dados”, como explica a tradução livre da expressão.
Para ficar fácil de entender, me deixa contar como fazíamos compras antigamente. Existia um mercadinho onde o dono conhecia todos os clientes e anotava as compras em um caderno – lá ficavam registrados o nome do cliente, o endereço, a data da compra, o produto que a pessoa comprou e o preço que pagou. Agora imagine que no mundo todo existam cópias desse caderninho, mas com uma característica única: depois que você registra algo ali, não pode apagar, riscar, escrever de novo, nem arrancar a página. Fica registrado para sempre.
A blockchain é isso: um caderninho que registra entradas e saídas de transações online com absoluta segurança. Até este exato momento, enquanto escrevo este artigo, não existem notícias sobre ataques cibernéticos que tenham conseguido quebrar a segurança da blockchain. E como garante a segurança e o registro compartilhado de dados, a blockchain gera dados confiáveis que vão ajudar a impulsionar outras tecnologias. Dessa forma, teremos novas ferramentas e poderemos aumentar a eficiência daquelas que já existem hoje.
Em outras palavras, esse “caderninho” revolucionário tornou-se uma ferramenta única e com inúmeras e incríveis possibilidades de aplicações. Empresas em todo o Brasil estudam como usar a blockchain em cadeias de fornecimento, na assistência médica, no varejo, no marketing, no setor de abastecimento, nas telecomunicações, no mercado de seguros e serviços financeiros, entre outros. Aqui mesmo, em Rio Preto, profissionais altamente capacitados estão desenvolvendo projetos e novas tecnologias baseadas em blockchain.
Tudo isso vai mudar o nosso mundo e nos fazer repensar sobre como as coisas funcionam. E saber mais sobre isso vai permitir que você possa utilizar todos os benefícios dessa ferramenta quando for necessário. Afinal, seja qual for o seu negócio, uma revolução está em curso e você, e todos aqueles que você conhece, fazem parte disso.
Matéria originalmente publicada na Revista Funerária em Foco, ed. 21. Saiba mais em www.goldsystem.com.br