EXPONAF 2023 apresentou diversas novidades e soluções para o setor funerário, e empresas de tecnologia foram destaque no evento.
O mercado funerário continua sua modernização. A Exposição Nacional de Artigos Funerários (EXPONAF), primeiro evento do setor no ano, mobilizou dezenas de expositores com novos serviços, com a finalidade de atender às necessidades das famílias em luto. A proposta de facilidades para contratação de um atendimento funerário e as opções de homenagens de despedida estão cada vez mais relacionadas à tecnologia.
Nesta edição da feira, estiveram presentes 21 expositores diretamente ligados a área de tecnologia, um marco para o setor. Entre elas, estava a startup Lojcomm Webluto, empresa de tecnologia para funerárias e cemitérios, filiada a Associação dos Fabricantes e Fornecedores de Artigos Funerários (AFFAF), e que marcou presença na feira com oferta de diversos serviços, como o Clube Funerário. “Clube” na condição de agrupar produtos e serviços de interesse do setor funerário e viabilizar sua contratação com preços reduzidos. Os principais destaques são:
Sistema Gerador de Nota de Falecimento – Integrado com a loja virtual ou WhatsApp, para facilitar aos familiares e convidados do velório enviarem coroas de flor de onde estiverem, mesmo que não consigam participar presencialmente do velório. “Por trás desta facilidade está a inteligência de um sistema simples e funcional”, explica Mario Nagao, responsável pela área de tecnologia da empresa.
Reembolso Funerária – Sistema que propõe o reembolso das despesas que a funerária tem com custos para um atendimento funeral, sepultamento ou cremação com associados da carteira de plano Funeral.
Garantia Cemitério ou Crematório – O serviço é uma assistência 24 horas, para auxiliar a família nas providências para contração do cemitério ou serviço de cremação (trâmites legais). E a disponibilização do valor de 10 ou 20 mil Reais, vinculado à compra de uma sepultura ou serviço de cremação.
“O lançamento destes produtos na EXPONAF 2023 tiveram como foco as funerárias e cemitérios, que podem aderir ao produto através das carteiras de clientes que já possuem”, explicou Siderlei Gonçalves, sócio da startup.
Para o empresário de funerária este é um produto totalmente aderente a carteira de planos que possui, porque irá complementar a cobertura do funeral com a entrega de uma sepultura familiar no cemitério privado de livre escolha que a família desejar. E para o empresário de cemitérios, o valor garantido pelo produto poderá ser usado para compra e venda de um novo jazigo, para recebimento com taxas de sepultamento e de velório, taxas de manutenção, podendo ainda vincular este produto somente ao seu cemitério, criando uma reserva de mercado para contratação do cemitério.
O produto garantia cemitério/crematório é um serviço realizado por empresas de assistência 24h, e os valores de contração do cemitério ou crematório garantidos por grupo segurador, sobre a gestão de Damasceno Bandeira e David Novloski, especialistas em desenvolvimento de produtos.
É também um produto para atender os interesses comerciais dos empresários funerários e, principalmente, das família, que além da assistência funeral disponibilizada pelas funerárias, passam a ter a assistência de garantia cemitério/crematório, podendo contratar direto da funerária ou cemitério de sua preferência, evitando o imprevisto com despesas emergenciais.
Com estas e outras novidades, a EXPONAF 2023, que foi realizada nos dias 15, 16, e 17 de março, no Centro de Convenções Expo D. Pedro, em Campinas/SP, alcançou público recorde de empresários funerários, vindos de todo o Brasil.
Por equipe WebLuto