Há pouco mais de 20 anos, iniciava-se um movimento dentro do setor funerário que iria mudar o futuro dos planos funerários para sempre, o surgimento dos convênios. Também chamados de benefícios em vida, clube de vantagens, além de outros nomes utilizados pelo Brasil, a estratégia visava uma aproximação com o cliente, tendo como objetivo a diminuição da inadimplência, e ao mesmo tempo, a retenção da carteira.
A lógica era simples. Se o cliente tem vantagens com o plano funeral, a chance de um cancelamento seria menor. Até então, o único benefício era basicamente o atendimento funeral, mas como em muitos casos isto demorava para acontecer, o cliente acabava cancelando o plano, por achar que aquele custo, no momento, não era tão importante, ou que poderia deixar para fazer um novo plano, em um momento em que estivesse com o poder aquisitivo melhor.
Primeiro vieram as parcerias com clínicas médicas, odontológicas, farmácias, laboratórios, além dos serviços de ambulância e também da locação de aparelhos ortopédicos, como cadeiras de rodas, muletas, etc. Já vi também parceiras com cinemas, pet shop, clubes, escolas de idiomas, restaurantes e muito mais. A estratégia deu muito certo, e algumas empresas do setor começaram a investir pesado nos benefícios em vida, inclusive montando suas redes próprias de clínicas.
Exemplos de sucesso não faltam, e apesar de alguns problemas com os planos de saúde, inclusive algumas denúncias de que os planos funerários estavam operando como plano de saúde, o tempo passou, os empresários do setor funerário encontraram os caminhos legais para oferecer este benefício e hoje já não dá mais pra pensar no plano funeral apenas como um atendimento para o momento da morte.
Apesar do sucesso da ideia, o mundo dos convênios não é um mar de rosas. O relacionamento com os médicos e demais profissionais e empresas da área da saúde exige conhecimento, paciência e experiência. Alavancar um benefício exclusivo, para fazer frente a concorrência, e que seja realmente interessante para o cliente, não é tarefa fácil, e muitas vezes o projeto dos benefícios acaba virando apenas um argumento de venda, sem ter um impacto direto no atendimento ao cliente.
Mas, para alívio e esperança dos empresários do setor funerário que pretendem ter este diferencial em seu plano, está surgindo uma nova oportunidade de oferecer benefícios realmente significativos na área da saúde. A rede de clínicas Acesso Saúde, que já está operando em diversos estados do Brasil, vem direcionando seus investimentos em franquias de clínicas médicas e odontológica, e vendo no setor funerário um nicho interessante para expandir seus negócios.
Em conversa com o diretor da rede, o empresário Antonio Carlos Brasil, e com o Consultor de Expansão, Ricardo Alves, pude conhecer o projeto de franquias das clínicas, hoje ofertado para investidores comuns de todo o Brasil. O projeto é completo, e prevê desde a escolha e reforma do local, montagem dos equipamentos necessários, contratação da equipe de atendimento, até a divulgação do negócio. “Nossa experiência, aliada às parcerias que temos, nos permite entregar um clínica pronta para operar, em qualquer lugar do país, oferecendo diversas especialidades médicas, odontológicas e exames laboratoriais”, explicou Brasil, fundador da empresa.
Alguns números são bem interessantes e atraentes para quem pretende investir nesta área. “O mercado de clínicas aumentou cinco vezes nos últimos anos. Nossas pesquisas apontam que 71% das pessoas necessitam de atendimento médico, e apenas 3% conseguem atendimento pelo SUS. São mais de 120 milhões de pessoas carentes por consultas e exames no Brasil”, completou Ricardo.
A aposta do Acesso Saúde no setor funerário faz muito sentido, pois se o negócio é viável para qualquer pessoa que tem o potencial de investimento, então será muito mais interessante para o plano funeral, que já tem um público certo. “Sabemos que muitos empresários do setor funerário já tentaram, ou estão com projetos de convênios, mas que ficam parados por falta de boas parcerias. É aí que nossa experiência de mais de 14 anos de mercado irá fazer a diferença e agregar um benefício muito significativo ao negócio de plano funerário”, finalizou Brasil.
O Acesso Saúde estuda proposta da AFFAF para estar presente na próxima Exponaf, em 2021. Até lá, a rede de clínicas estará buscando empresas do setor funerário que tenham interesse em oferecer atendimento médicos, odontológicos e exames para seus clientes. Para quem tiver interesses em receber uma apresentação da proposta de franquia, entrar em contato pelo Número/Whatsaap: (41) 9.9938-1300, ou pelo e-mail ricardo.alves@acessosaude.com.br.