Tudo está se convertendo para a internet, e no mundo digital quem perde tempo perde espaço. A venda pela internet já é uma realidade para muitas empresas, e em alguns casos, uma questão de sobrevivência. E claro que o setor funerário não vai fugir por muito tempo a esta realidade.
Para os empresários que encontram dificuldades para seguir este caminho, a empresa E-commerce Funerário promete ser uma solução, fornecendo lojas virtuais para planos funerários, cemitérios, crematórios e funerárias realizarem a venda de seus serviços diretamente pela internet.
Para entender um pouco mais os serviços oferecidos, e como eles podem ajudar os empresários do segmento funerário, enviamos algumas perguntas para o E-commerce Funerário. Confira as respostas a seguir e analise se é a hora de você abraçar a venda online do seu negócio.
Por que uma funerária deve vender pela Internet?
Você está na internet, seu consumidor está na internet, então a sua funerária também deve estar na internet pronta para vender, para que o espaço que é seu, não seja ocupado por funerárias clandestinas e faça da sua funerária uma terceirizada.
Para quem já tem uma funerária física, se projetar na internet, além de expandir sua empresa para um novo canal de atendimento, trará muito mais visibilidade à sua marca. Mas não é só criar um “site”, tem inovações e estratégias que devem ser aplicadas para sua empresa se destacar.
Entenda que se você não estiver disposto a trabalhar nesse novo canal de atendimento, você somente irá atrasar ou comprometer a evolução da sua empresa. Porque se o público consumidor está procurando informações na internet, e sua empresa não está lá, ele vai encontrar quem? Outros que estiverem lá! Que nem sempre são empresas reais, mas estão ocupando o espaço que é seu.
Ao ter a sua loja física e sua loja virtual elas se complementam, fazendo você ficar mais conhecido em sua cidade e ter mais credibilidade para sua empresa. A loja virtual também não tem a rejeição da sua loja física para um cliente visitar. Algumas pessoas não querem estar em um ambiente de luto, e na internet sua funerária não tem este ambiente.
O consumidor vai conhecer seus serviços de onde ele estiver, da sua própria casa, ou do escritório ou ainda pode estar em um shopping e entrar na sua loja funerária virtual para contratar seus serviços sem nenhuma objeção.
É mais prático vender serviços funerários pela internet?
O cliente da sua loja funerária virtual, vai conhecer seus produtos e serviços sem constrangimento, pressão ou incomodo e terá o tempo que precisar para avaliar, ver as opções de urna/caixão que você oferece, ler a descrição dos seus serviços com a informação correta, não correndo o risco de ser orientado de forma errada ou equivocada.
Assim, o público vai visitar sua loja funerária sem medo, conhecer a qualidade de seus serviços, se atualizar das informações e ainda poder compartilhar sua empresa por meio das redes sociais para outras pessoas.
A loja virtual vai aumentar no volume de vendas?
Não vou dizer que logo no início você terá pedidos, mas irá se destacar sobre seus concorrentes e chamar a atenção por ser provavelmente a primeira loja funerária em sua cidade com vendas direto pela internet.
É normal que as vendas não comecem imediatamente, pois dependendo da sua região é preciso técnicas específicas, uma boa campanha de marketing, uma fase de adaptação aos recursos da loja virtual e um aprendizado nessa nova maneira de vender. Mas aos poucos sua loja irá crescer, e as vendas começarão acontecer.
É difícil abrir uma loja funerária virtual?
O procedimento de criação de uma loja virtual deve ser realizado por especialistas. O empresário não precisa ser expert em internet, mas os criadores da sua loja sim. A empresa interessada precisa apenas nos procurar, o restante nós fazemos.
Loja virtual diminui vendas da loja física?
As duas juntas oferecem uma boa oportunidade de aumentar os atendimentos. Um endereço fixo traz credibilidade a uma loja virtual. Já a loja virtual é mais fácil para as pessoas obterem informações sobre seus serviços. Existem aqueles que vão conhecer sua loja física e contratarem pela sua loja virtual, mas também acontecerá o inverso, os que vão lhe conhecer pela loja virtual e contratarem em sua loja física, por isso elas se complementam.
Vou precisar mudar os preços?
A concorrência existe também no mundo digital, tenha a certeza de que os concorrentes legais e até os “intermediadores” criam ofertas. Porém, os preços são relativos aos serviços e qualidade do que você oferece. Então não é preciso mudar os preços, a sua loja virtual irá ajudar você a justificar e agregar valor ao preço que você pratica.
E ainda, na internet você também pode usar a estratégia de “oferta futura” distribuindo cupons virtuais para contratação online da sua funerária, garantindo uma reserva de mercado de novos clientes que precise contratar um atendimento.
Quem irá comprar na loja virtual funerária?
Quem usa a internet, quem pesquisa na internet, quem está nas redes sociais, quem quer facilidade e privacidade. Este é o perfil do público consumidor digital. Veja a seguir, em que geração na evolução de compra do consumidor sua funerária se enquadra:
. 1ª Geração – Funerárias que possuem somente loja física;
. 2ª Geração – Funerárias que possuem loja física + Página na internet;
. 3ª Geração – Funerárias que possuem loja física + Página na internet + Loja virtual.
Estima-se que 70% das empresas funerárias no Brasil estão na 1ª Geração, apenas com loja física, e 30% das funerárias estão na 2ª Geração, com loja física + página na internet. Mas o encontro com o público consumidor na internet será na 3ª Geração, que são as funerárias com loja física + página na internet + Loja virtual.
Qual o investimento para montar uma loja virtual?
Não é necessário gastar rios de dinheiro para criar e manter uma loja virtual funerária, você irá gastar menos que o valor de um tanque de gasolina mensal para ter uma loja virtual com tudo funcionando e personalizada com seu logo, sua marca, e todas as funções do “e-commerce funerário” configuradas para você.
Além ainda de um exclusivo sistema “gerador de clientes” na internet, para divulgar sua loja diretamente ao público e na região que desejar.
Análise da equipe editorial
A venda pela internet é o futuro do setor funerário? Difícil de dizer, ainda mais considerando que o serviço funerário é repleto de peculiaridades, leis, fiscalizações, restrições, etc. Mas é difícil imaginar o futor sem a internet relacionada a todos os tipos de transações.
O que esperamos é que com esta matéria você tenha mais informações para tomar suas decisões e encontrar os caminhos necessários para o sucesso.
Mais informações: www.efunerario.com.br.