Cemitério do Ceará cria velório com cinzas

Um novo serviço em Fortaleza, no Ceará, tem proporcionado uma forma diferente de despedida: o velório após a cremação. Não necessariamente encarado como um velório conceitual, o cemitério e crematório Parque da Saudade oferece a novidade desde outubro do ano passado, considerado inédito no Ceará. Segundo uma das gerentes administrativas do cemitério, Emy Andrade, a proposta é fazer uma homenagem para a pessoa falecida e seus familiares. “A cerimônia trata de um momento em que serão entregues aos familiares as cinzas do falecido. Não seria um velório em si, como o habitual, mas dentro de um auditório, exibimos um vídeo de homenagem ao ente querido, realizamos uma chuva de pétalas, além de outras homenagens”, detalha.

velceara01

Cemitério e Crematório Parque da Saudade Rodovia 4° Anel Viário, Km 22, Caucaia, Ceará

Em Fortaleza, o serviço de cremação não é tão comum. Para Emy, essa pouca demanda de serviço é um reflexo cultural. “No Nordeste a cultura da cremação ainda é pequena em relação a outros lugares. Em São Paulo, por exemplo, é oferecido gratuitamente como serviço de utilidade pública, mas aqui não. No Ceará a cultura de cremar ao invés de enterrar ainda é um tabu muito forte. Por isso, a maioria das pessoas que optam por esse tipo de velório e serviço são pessoas com classe social um pouco mais elevada”, explica.

Após a realização do serviço de cremação, Emy conta que depende muito da própria família o destino das cinzas. “Tem gente que coloca numa urna e leva para casa para utilizar como enfeite. Outras pessoas já preferem jogar as cinzas em algum lugar de preferência do familiar. Há também quem queira eternizar o familiar, alguns compram um pingente e colocam um pouquinho das cinzas dentro. Isso faz com que a pessoa sempre esteja com ela”, explica.

Para realizar a cremação é preciso comprar o Plano Preventivo de Cremação, que é feito no valor de R$ 2,5 mil. O pacote inclui cremação, serviço de coffee break, sala climatizada para a família e uso da câmera fria por 24 horas. Aqueles que optarem por uma cerimônia de despedida das cinzas é preciso investir mais R$ 400.

Fonte: tribunadoceara.uol.com.br

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *