Foi na capital paranaense, no ano de 1994, dos dias 11 a 13 de maio, que ocorreu o 1º Encontro Internacional no Brasil de Diretores de Cemitérios e Serviços Funerários. O evento foi aberto para todos os interessados que na época queriam adquirir novos conhecimentos do setor. O Encontro teve como tema “Tanatologia na Atualidade”. Os participantes do Encontro Internacional visitaram diversos pontos da cidade e ainda puderam expor seus produtos que naquele tempo eram super modernos no ramo funerário. No itinerário das atividades também foi realizada visita técnica nos principais cemitérios de Curitiba.
Paralelamente a este evento também ocorreu a 12ª Reunião da Associação Latino-Americana de Cemitérios e Serviços Funerários (Alpar) pela primeira vez no país. O congresso reuniu na época cerca de 300 profissionais do setor, vindos de toda a América Latina e de outros locais do mundo. O evento foi coordenado na época pelo presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Estado do Paraná (Sesfepar), Gelcio Miguel Schibelbein.
A programação do encontro foi conjunta e direcionada tanto para os delegados da Alpar como para os participantes do 1º Encontro Internacional no Brasil de Diretores de Cemitérios e Serviços Funerários. O objetivo da reunião era fortalecer o setor, no entanto as atividades eram voltadas para o interesse dos participantes. Houve palestras de especialistas do México, Estados Unidos, Argentina e Brasil que abordaram temas de Medicina Legal, Saúde Pública, Direito Internacional, História do Luto e Revitalização de Cemitérios. Religiosos de várias vertentes como católica, protestante, espírita e muçulmana também participaram do encontro.
A preocupação segundo o presidente do Sesfepar Gelcio Schibelbein era proporcionar uma visão global tanto do ponto de vista espiritual e material dos assuntos relacionados com a morte. Outro objetivo era trazer experiências relacionadas com os serviços funerários e de cemitérios que eram aceitas pela população. O congresso e o Encontro Internacional foram realizados no parque Barigui, no auditório da Secretaria do Meio Ambiente. Além do Sefespar e Alpar o evento teve apoio do Sindicato das Empresas Funerárias de São Paulo.
20 anos depois, um novo encontro
Vinte anos após o primeiro encontro do setor funerário, Curitiba foi palco de mais um, agora promovido pela AFFAF (Associação de Fabricantes e Fornecedores de Artigos Funerários). A Exponaf (Exposição Nacional de Artigos Funerários) foi realizada em outubro de 2014, no Expotrade, em Pinhais.
Em 2016 um novo encontro funerário em Curitiba está sendo preparado
A EXPONAF – Exposição Nacional de Artigos Funerários – é uma realização da AFFAF (Associação dos Fabricantes e Fornecedores de Artigos Funerários). A segunda edição será realizada novamente em Pinhais/Curitiba-PR, nos dias 17, 18 e 19 de agosto de 2016, onde você poderá realizar grandes negócios, além de desfrutar de diversas atrações culturais, museus, parques, gastronomia e muito mais. Será uma despedida de Gala de Curitiba e região, pois a partir da 3ª edição a feira será itinerante, com realização em diversas cidades do Brasil.
A segunda edição da EXPONAF será realizada no Expotrade Convention Center, local que conta com amplos espaços interligados, com praça de alimentação e estacionamento, além de oferecer soluções práticas para as principais necessidades dos expositores e visitantes. Além da exposição de produtos, a EXPONAF contará com eventos paralelos, como ciclo de palestras, visitas técnicas, entretenimento e diversas novidades em relação a edição de 2014. Seja como expositor ou visitante, venha fazer parte deste grande evento que já é um sucesso!
Matéria publicada originalmente na edição 04 da revista Funerária em Foco, em outubro de 2014.