A Associação dos Fabricantes de Urnas do Brasil (AFUB), em nota oficial enviada a diversos grupos de WhatsApp do setor funerário, fez um alerta para um possível desabastecimento de urnas funerárias nos próximos meses. O motivo seria a falta de insumos para para fabricação dos produtos. Confira seguir, a nota oficial na íntegra:
A Associação dos Fabricantes de Urnas do Brasil, AFUB, em nome de seus associados, vem aqui se pronunciar em relação ao cenário atual que estamos atravessando.
Hoje, quando acreditávamos no início da regularização no abastecimento dos insumos, vemos um cenário extremamente crítico e bem pior que o ano passado. As matérias primas oriundas de commodities, são hoje tratadas como “joias raras”, e a especulação continua fazendo com que tenhamos aumentos sucessivos e sem garantia de fornecimento, principalmente quando falamos de Aço, Madeira, MDF e produtos químicos. Estes, sendo os mais representativos dentro da composição de uma urna, vem sofrendo reajustes massivos e o seu abastecimento é incerto, fazendo inclusive que algumas empresas recorram ao varejo, onde o custo é muito maior.
Não queremos ser repetitivos e nem especular num momento tão crítico. O objetivo é alertar que a maioria dos fabricantes estão com sua capacidade comprometida; que a falta de matéria prima pode fazer com que haja atraso nas entregas ou até o não fornecimento; e que os reajustes estão sendo constantes e por vezes impraticáveis. Isso posto, anunciamos de forma geral que deverá haver novamente a restrição de modelos de urnas por parte dos nossos associados, e que o fornecimento é incerto.
É consenso de todos associados, recorrer a órgãos de imprensa para expor a situação atual, pois não estamos conseguindo mudar as tratativas com os fornecedores, e como o mercado caminha, poderá haver desabastecimento de urna a nível nacional, o que geraria um sério problema a todos, visto que estamos falando de um item essencial na cadeia do serviço funerário.
Convocamos as associações de classe e sindicatos do setor para que se juntem à nós nesse momento, pois estamos ilhados num mar de incertezas. As empresas associadas da AFUB já devem ter relatado aos seus clientes o que vem ocorrendo, e acreditamos que a união do setor pode ajudar a todos nesse momento de crise.
A nota é assinada pelo presidente da entidade, o empresário Antônio Marinho, proprietário da fábrica de urnas Godoy Santos. Os associados da AFUB são: Urnas Vila Real, Urnas Godoy Santos, Urnas D’eleoni, Urnas Espírito Santo, Urnas Bignoto, Faraó Produtos Funerários, Grupo Bruschetta, Urnas Vale Verde, Urnas Pérola, Urnas Faurtil e Urnas Mart.