Notícias

Exponaf uniu mais uma vez o setor funerário

Abertura2

A Associação de Fabricantes e Fornecedores de Artigos Funerários (AFFAF) nasceu da necessidade de maior união entre as empresas fornecedoras de produtos e serviços funerários. Primeiramente dos seus fundadores e primeiros associados, que carregavam o desejo de fazer algo a mais pelo setor funerário. Passando a protagonistas da sua própria história, o passo seguinte era unir o setor funerário dentro de um evento diferente, uma feira funerária que fosse mais que uma oportunidade de negócios. Na primeira edição da Exposição Nacional de Artigos Funerários (EXPONAF), em outubro de 2014, esse objetivo foi alcançado. Agora, em sua segunda edição que aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de agosto, novamente em Curitiba, capital paranaense, a Exponaf consagra-se como o maior evento funerário do Brasil, unindo diversos representantes, das mais diversas áreas do cenário funerário, em um evento dinâmico e rico de informação e formação.

A cerimônia de abertura deu início ao evento. Estiveram presentes na mesa oficial o presidente da AFFAF, Adalto Paiva (Fundição Paiva) e o presidente da segunda edição da Exponaf, Celso Moraes (Laidom). Ajudaram a compor a mesa o empresário Junior Flores (Grupo Cortel), representando os cemitérios e crematórios particulares do Brasil, o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços Funerários do Estado do Paraná, Gelcio Miguel, e o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Funerários do Rio Grande do Sul (SESF-RS), Carlos Alberto Graff, representando toda a classe de diretores funerários. Tivemos ainda uma representante do setor funerário internacional, a empresária boliviana Teresa Saavedra, que é presidente da Associação Latino Americana de Cemitérios e Serviços Funerários (Alpar) e também presidente do FIAT/IFTA (Federeção Internacional de Associações de Tanatólogos).

O presidente da feira, Celso Moraes, abriu os discursos, dando boas vindas aos presentes e agradecendo a confiança de todos na Exponaf, mesmo diante do cenário econômico instável que o país atravessa nos últimos anos. Para o presidente da AFFAF, Adalto Paiva, foi uma oportunidade de apresentar-se, pois foi o primeiro evento público da AFFAF após assumir o cargo. Paiva agradeceu a presença dos expositores e visitantes, e destacou que os sonhos tornam-se reais quando há muito trabalho e união. Os demais componentes da mesa destacaram em suas falas a importância do evento para o setor funerário nacional, principalmente como oportunidade de confraternização e crescimento profissional.

Na próxima edição da revista Funerária em Foco, que está prevista para outubro, traremos matéria completa sobre o evento. Confira abaixo galeria de fotos da Exponaf 2016.

Confira mais fotos em nossa página no Facebook.